GOLDTRIP

    Patagônia

Clima na Patagônia

El Calafate: O clima de El Calafate é seco, com temperaturas médias de 19 oC no verão (máxima) e -2 oC no inverno (mínima). A duração do dia varia conforme a época do ano. No verão, por exemplo, os dias são mais longos, quando amanhece por volta das 05h30 e anoitece apenas às 23h00. Já no inverno os dias são mais curtos, com apenas 8 horas de luz. El Calafate tem menos neve que Ushuaia no inverno e não há esqui. Os passeios aos glaciares estão sempre ativos. Se você quer aproveitar a viagem para conhecer também El Chalten, é importante saber que esta cidade é pouco visitada no inverno, pois a maioria das trilhas fica fechada pela neve. Lá o clima é mais inóspito do que em El Calafate.

Os meses de novembro a março (primavera e verão) são a melhor época para visitar a região, quando o clima é menos frio e os dias são mais longos. Maio, junho, setembro e outubro são meses de meia estação, chove pouco e é mais frio, porém você encontrará preços mais baixos e menor quantidade de turistas.

Ushuaia: A Terra do Fogo possui um clima nublado e chuvoso na área montanhosa sul, e seco e ventoso na área norte. Em geral, em um mesmo dia podem ocorrer diversas mudanças meteorológicas. Na cidade de Ushuaia, os ventos não são tão severos quanto no resto da Terra do Fogo; sopram mais fortes na primavera e no verão (setembro a janeiro). O verão é também a época ideal para observar a fauna da região. Os pinguins permanecem na região entre os meses de novembro e abril, já os lobos marinhos habitam as ilhas do Canal de Beagle durante o ano todo. O inverno começa em meados de junho a vai até setembro, sendo os meses de julho e agosto os mais procurados devido à sua excelente estação de esqui (Cerro Castor), além de alguns centros invernais onde é possível praticar várias atividades como passeios de trenó, motos de neve, caminhadas, e etc. Os dias no inverno são mais curtos, mas a paisagem é embelezada pela neve.

Puerto Madryn e a Península Valdés: Embora localizada na Patagônia, a temperatura média anual de Puerto Madryn não é das mais baixas, gira em torno dos 14 °C. Seu clima é bem seco e o vento é constante. Durante o verão (dezembro a março), os termômetros podem chegar aos 35 °C durante o dia, mas à noite, o tempo esfria bastante. Durante todo o ano é possível avistar elefantes e leões-marinhos; já a temporada de pinguins vai de meados de setembro a março, as baleias francas visitam a região entre junho e dezembro, e as orcas entre outubro e novembro e de janeiro a março.

Torres del Paine, Puerto Natales e Punta Arenas: Durante a primavera e o verão (de outubro a março) predominam os dias ensolarados e com vento; as temperaturas máximas ficam entre 13 e 20 °C, e as mínimas na média dos 5 °C. Os dias no verão duram até 18 horas, sendo que o oposto ocorre no inverno. Durante o outono e o inverno (entre abril e setembro), a máxima chega aos 8 °C, e a mínima fica entre 1 e -2 °C. Ao visitar o parque Torres del Paine leve roupa esportiva, incluindo sapatos apropriados para caminhar, roupas e agasalhos resistentes ao frio e ao vento. Leve também itens necessários para se proteger do sol e do vento, como óculos, gorro ou boné, lenços. No inverno, não esqueça gorro, luvas de lã, cachecol, meias quentes e jaquetas resistentes ao frio.

Registros anuais dos Destinos:

 

TEMPERATURA E PRECIPITAÇÕES EM EL CALAFATE:

 

TEMPERATURA E PRECIPITAÇÕES EM TRELEW, PUERTO MADRYN:

 

TEMPERATURA E PRECIPITAÇÕES EM USHUAIA:

 

TEMPERATURA E PRECIPITAÇÕES EM PUERTO NATALES/PAINE:

 

TEMPERATURA E PRECIPITAÇÕES EM PUNTA ARENAS: